Já faço parte de uma igreja evangélica

Escrito por Redação Ibace. Publicado em Sobre.

Já faço parte...
Pra você que já faz parte de uma igreja evangélica e deseja fazer parte...
 
Hebreus 10:25
"Não deixemos de reunirmos como igreja,
segundo o costume de alguns,
mas procuremos encorajar-nos uns aos outros,
ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia".
 

O que é igreja?

A igreja são pessoas que crêem em Jesus. Não são prédios, estruturas, costumes e tradições. A igreja é um espaço para nos encorajar uns aos outros a perseverarmos na fé em Cristo (Hb.10:25). O Senhor Jesus deu autoridade e poder à igreja (Ef.1:18-23). O reunir como igreja implica em juntos exercitarmos o amor (Ef.3:17-19). Quando usamos a palavra “juntos” não a tratamos de forma simplista.

Precisamos entender que a igreja é composta de pessoas física, cultural e emocionalmente diferentes. Porém estas pessoas diferentes possuem um potencial divino para viverem juntas nesta vida (Ef.2:18) e no céu também (Ap.7:9).

Assim como há pessoas diferentes na igreja há também igrejas diferentes e muitas formas de se fazerem as coisas em prol do Reino de Deus. A Palavra nos orienta que a igreja é a “multiforme sabedoria de Deus”. Mesmo dentro dela há dons espirituais diferentes e ministérios diferentes (1Co.12:5).

O que nos permite estarmos juntos?

O que nos permite estarmos juntos é o amor. Ocorre que alguns cristãos ainda não aprenderam a exercer o amor. Quando procuram uma igreja para congregarem o fazem como se estivessem diante de um catálogo telefônico procurando bens e serviços “de qualidade”.
 
Quando encontram uma igreja acham que devem participar dela com base na “satisfação total do cliente”. Pessoas assim acham que estão na igreja para serem servidas ou no mínimo para se servirem dela. Este é um traço da falta de amor.

Se amamos nosso próximo (Mt.22:39) devemos nos mover em prol do bem estar deste também. A melhor demonstração deste amor é o ato de servir, pois amar só com palavras não é possível. A situação piora quando examinamos a Palavra de Deus e descobrimos que quem não ama “não conhece a Deus” (1Jo.4:7-8).

Portanto pessoas que querem fazer parte da igreja com a mentalidade de “clientes que precisam ser satisfeitos”, não estão em condições de participarem da mesma, pois a primeira condição para se fazer parte da Igreja de Cristo é CONHECER A DEUS.  

E como conhecemos a Deus?

E como conhecemos a Deus? Onde o encontramos? Como falamos com Ele? Como experimentamos Seu Amor? A Palavra nos afirma que “Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus” (1Jo.4:15).

 
Na Palavra de Deus percebemos então que é preciso aceitar o Amor de Deus através do sacrifício de Cristo na cruz. A evidência de que conhecemos a Deus é quando amamos ao próximo. Na igreja isto se relaciona com o serviço que prestamos aos nossos irmãos.
 
A grande benção que Deus proporciona em nossas vidas é que ao servimos bem ao nosso próximo também somos abençoados. Ao amarmos nos esforçarmos para servimos bem. Na igreja quando todos amam podemos afirmar que pelo mesmo amor outros irmãos irão nos servir também. A bênção assim fica completa.

Sendo filhos de Deus vamos reproduzir seu amor na igreja e fora dela. Quando na igreja todos reproduzem o amor, este volta a nossas vidas de forma multiplicada.

Assim “todo o corpo, ajustado e unido, pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef.5:16). O que aconteceria se todos se aproximassem da igreja só para serem servidos ou só se servirem dela? Ela acabaria ou viraria outra coisa.

Pensando em mudar de igreja?

Se você pensa em mudar de igreja tenha bem clara a questão: O que está me levando a esta mudança? Abaixo você poderá se identificar com uma das respostas...
 

1. Os cultos não são como eu acho que deveriam ser...

2. Os ministérios não funcionam como eu gostaria que funcionassem...

3. Eu não gosto do pastor da igreja...

4. O ensino é fraco...

5. Não gosto de certas pessoas ou líderes e por isso vou procurar outra igreja...

6. Estou magoado e é melhor eu procurar outra igreja...

 
Respostas como as seis elencadas, à luz de todos os textos apresentados, não têm base bíblica para autorizar você ou quem quer que seja a  mudar de igreja, pois não são afirmações oriundas do amor.
 

Se uma pessoa resolve mudar de igreja com base em qualquer destas questões a IBACE não é um bom lugar para congregar. A IBACE não pode apoiar posturas contrárias à Palavra de Deus. Além de desagradar ao nosso Deus este apoio poderia lhe prejudicar espiritualmente.

Justificativas bíblicas para se mudar de igreja

Nós da IBACE amamos as pessoas. Qualquer pessoa é livre para participar das nossas atividades quando quiser. Apenas não precisam mudar definitivamente de igreja por isso. Todas as pessoas serão sempre bem vindas em nosso meio.
 
Por outro você pode ter questões bíblicas que podem o estar levando a pensar em mudar de igreja:
 

1. Minha igreja tem tido praticas claramente estranhas ou contrárias à Palavra de Deus.

2. Minha igreja tirou o foco de Deus e colocou o foco no homem, em programas, calendários, estuturas, construções...

3. Amo minha igreja e ela é séria, mas eu não me identifico com a visão, missão e valores da mesma e eu e minha família nos identificamos muito com a visão, missão e valores da IBACE.

4. Amo minha igreja e meu pastor e a visão e missão dela, mas o Espírito Santo está me levando a servir a Deus na IBACE.

5. Estou vindo de outra cidade ou mudei-me para a região central de Jundiaí ou bairro próximo e eu e minha família nos identificamos com a visão, missão e valores da IBACE.

6. Minha igreja é de outra denominação e eu e minha família nos identificamos mais com as doutrinas batistas e gostaríamos de servir a Deus na IBACE.

 
Se você já é cristão e se enquadra nestes seis itens você é uma pessoa que Deus poderá abençoar muito em nosso meio e nos abençoará muito também. Poderemos também trabalharmos juntos para que sejamos benção neste mundo.

Convívio e Aprendizado na IBACE

Participe por um período das atividades da IBACE. Quando sentir-se pronto e decidido procure o pastor da igreja para uma conversa individual. O candidato a membro poderá ser encaminhado ao batismo, ou poderá ser expedida carta de transferência à igreja de origem.
 
O candidato poderá ainda ser encaminhado para um tempo de “Convívio e aprendizado” onde o mesmo participará de seminários de doutrinas cristãs, visão, missão e valores.

Este tempo é importante para o candidato conhecer a IBACE, sua liderança, seus ministérios além de conhecer a visão, missão e valores da mesma.

Após o tempo de “convívio e aprendizado” o candidato, caso mantenha o desejo de ser membro, será encaminhado ao Conselho de Líderes para aprovação e em sendo aprovado será apresentado à assembléia da igreja como novo membro podendo usufruir de todos os direitos e deveres previstos no Estatuto e Regimento Interno da IBACE.

Direto do Celular

Loading script and Flickr images

Acessos ao Site

Hoje3
Ontem177
Total166647

Usuários On-Line

Visitantes: 4 visitantes on-line Membros: Não há membros on-line